Translate

domingo, 16 de novembro de 2008

O que é a depressão?


"Estou triste. Tudo o que vejo à minha frente são portas fechadas, não tenho ânimo para nada." Já todos ouvimos estas palavras vindas de alguém ou ditas pela nossa própria boca. Por vezes trata-se de algo superficial, passageiro, outras de algo mais severo, duradouro e de cariz patológico. Trata-se de Depressão. Viver esta experiência marca. Foi por isso que decidi investigar sobre o tema e outros que lhe estão associados de forma a compreender a razão dos meus sentimentos.


A depressão afecta toda a vivência de uma pessoa, muitas vezes a sua vida familiar, profissional e social também sofrem, muitas vezes devido ao estigma que lhe está associado. Para a sociedade em geral, não é concebível que alguém possa estar deprimido: o marido espera que a esposa esteja sempre com um sorriso entusiástico, a mãe espera que o filho se sinta sempre motivado para as suas actividades diárias, o patrão espera que o seu empregado produza o mesmo todos os dias sem excepção, os amigos esperaram que o amigo esteja sempre animado como sempre esteve. Se não se corresponde a estas expectativas, é-se posto de lado, as pessoas chateiam-se e afastam-se. Simplesmente não compreendem.


Afectando todas as pessoas em todas as idades e em todas as camadas sociais, a depressão afecta o humor, a visão sobre a vida, o comportamento e até algumas funções corporais, como o sono ou a alimentação.


Geralmente o primeiro sinal de depressão é uma mudança do comportamento normal, mas nem sempre isso acontece. Há histórias de pessoas a quem é diagnosticada depressão que procuram ajuda porque são obesos ou porque sentem impotência sexual. As observações dizem que somente um número reduzido de pessoas deprimidas procura ajuda. Na verdade, quem está "em baixo" tem dificuldade em acreditar em que algo positivo lhe aconteça, tem um profundo sentimento de desesperança que não lhe permite acreditar que alguém o possa ajudar. Por essa razão a ajuda da família e dos amigos é essencial. Sendo detentores do "estado normal" podem não só aperceber-se da situação mesmo que a pessoa deprimida não o reconheça e levá-lo a procurar ajuda.

Sem comentários:

Lágrimas secas

Ver fonte da imagem   So me apetece chorar, mas as lágrimas não caem.... É um alívio quando elas escorrem pelo rosto, pois é uma forma de ex...

Mais vistas