Translate

domingo, 19 de julho de 2020

Pessoas deprimidas sugam energia como um buraco negro

Ver fonte da imagem
É muito difícil sofrer de depressão. Quem passa por isso sabe bem. Aquela sensação de mal estar, de se sentir o pior do mundo e de ninguém nos entender. Ninguém nos entender.... esta questão tem que ser analisada mais ao pormenor. 
Lidar com uma pessoa com depressão é simplesmente esgotante. É como se essa pessoa fosse uma espécie de buraco negro, sugando tudo à sua volta. Cada um anda a fazer o que pode para manter os níveis de felicidade, energia, auto-estima, entre outras coisas positivas de forma a se sentir bem. E trata-se de uma luta constante, diária, para cada pessoa, mesmo que seja super-saudável. Esta luta é individual, ou seja, os resultados que se conseguem dão apenas para uma única pessoa. 
Por outro lado o indivíduo deprimido tem um défice muito grande delas. Sem estar preenchido, funciona como um iman, tentando atrair o que está à sua volta. E o que faz? Vai buscar aos que o rodeiam, principalmente aos que mais gostam dele. Estes ficam com níveis mais baixos, mas por sua vez o deprimido não fica com níveis mais altos, pois o consumo faz-se a níveis diferentes do normal. 
As consequências é que os familiares, amigos, colegas, etc, se sintam mal, esgotados. E isso é justamente o que uma pessoa minimamente saudável a nível emocional e psíquico tende a evitar. Por isso tendem a afastar-se, a ignorar, a não entender. É  o instinto de sobrevivência a funcionar.
Se estiver deprimido não julgue quem não o entende. Procure entender antes o impacto que a sua situação  tem nos outros.

1 comentário:

Anónimo disse...

ridículo.

Lágrimas secas

Ver fonte da imagem   So me apetece chorar, mas as lágrimas não caem.... É um alívio quando elas escorrem pelo rosto, pois é uma forma de ex...

Mais vistas